RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

terça-feira, 29 de junho de 2010

ENTREVISTA 15 - ENXADRISTA RANGEL CAVALCANTE.


ENXADRISTA RANGEL CAVALCANTE.
Elias: Como e quando você conheceu e aprendeu a jogar xadrez?
Rangel: Eu comecei a aprender jogar xadrez quando ganhei um xadrez de plástico pequeno, com algumas instruçoes atrás. Aí me deu curiosidade de aprender, daí resolvi correr atrás para aprender e buscar conhecimento. Antes, eu jogava dama e eu era muito bom, daí resolvi desafiar mais minha mente com xadrez. Daí, minha curiosidade em aprender xadrez. Isso foi quando eu tinha uns 12 anos, hoje tenho 21 anos. Eu ganhava de todos na escola...até que conheci uma pessoa que era melhor que eu no xadrez. Isso, me fez ter mais vontade de aprender e ganhar dele. Resolvi então estudar durante um ano, até que tornei-me melhor que ele. Aí, foi aparecendo as oportunidades, me tornei professor de xadrez, montei um clube de xadrez em Paraíso e dava aulas de xadrez, na escola como volutário.

Elias: Você lecionava lições elementares de xadrez nesse clube de xadrez?
Rangel: Sim, eu gostava de usar aquele livro - Título: Xadrez Basico. Autor: D´Agostini, Dr. Orfeu Gilberto. Sempre eu pegava algumas lições deles além de partidas da internet, mas o que eu mais gostava mesmo era de promover mini campeonatos.

Elias: Os alunos do clube eram os participantes do torneio ou você abria também para a comunidade de paraíso?
Rangel: A maioria era aberta pra comunidade, mas tinhamos campeonatos fechados para testar nosso conhecimentos adiquiridos, amistosos e simultâneas.

Elias: Você era o simultanista?
Rangel: Sim, eu quase sempre ganhava, era muito bom.

Elias: E hoje como está o xadrez em paraíso?
Rangel: Depois que eu sai, não teve mais ninguem pra correr atrás e incentivar o xadrez, aconteceu que povo de dispersou.

Elias: Como foi seu primeiro contato com o xadrez da capital tocantinense?
Rangel: Foi através da Academia de Xadrez Xeque-mate. Lá encontrei os melhores daqui em Palmas. Comecei a encontrar pessoas que treinavam e estudavam. E, eu gosto de encontrar pessoas melhores que eu, pois sempre tento me superar.

Elias: Uma vez, você me ligou dizendo, que iria abandonar de jogar xadrez. Por que você tinha tomado essa decisão tão radical?
Rangel: Pois é brother, essa é uma história meio complicada.

Elias: Você pode contar um pouco dessa história complicada?
Rangel: É que eu tenho um problema.... é que tem vezes, que não consigo me equilibrar e acabo me envolvendo demais com uma coisa. E isso acaba me prejudicando. O xadrez me envolveu demais, daí aconteceu isso, que quiz tirar o xadrez da minha vida. Mas daí, eu entendi que eu podia controlar e fazer disso um lazer e desafio, para minha vida. Aprendi que eu podia conversar sobre outras coisas, além de xadrez e ter uma vida normal.

Elias: Você recentemente se filiou a federação tocantinense de xadrez, como foi seu contato com a diretoria da FTX?
Rangel: Foi ótima.... bom esse é o primeiro passo para mostrar meu estilo de jogo e fazer do meu nome mais conhecido. mas meu principal objetivo é participar de compeonatos federais. sei que é difícil ganhar, mas treinando vc acaba melhorando sua perfomace e assim se tornando melhor. é a lei da envolução: se vc estar mais preparado maiores são as oportunidades.

Elias: Você pretende disputar torneios a nível nacional tipo valendo rating CBX dentro ou fora do Estado?
Rangel: Essa é minha estratégia maior, e a tática pra conseguir isso é estudando e participando de torneios. Mas o que mais me faz crescer é a prática.

Elias: Bem, deixe uma mensagem, para os enxadristas iniciantes de Palmas-TO?
Rangel: Quando alguem dizer que é melhor que você responda o seguinte..... Não sou o melhor sou apenas o mais bem treinado, sendo assim me torno invenssível!

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.xadrezpalmas.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=39%3Aentrevista-com-o-enxadrista-rangel&catid=2%3Ainformativo&Itemid=34

Nenhum comentário:

Postar um comentário