RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ENTREVISTA 3 - Arthur Gontijo Chiari.


FOTO 1.

Aos dez anos, o mineiro Arthur já tem a experiência de um Mundial da Juventude (França/2005) e de dois Pan-americanos da Juventude (Equador/2006 e Colômbia/2007), além de ter tomado parte em dezenas de competições em nosso país.

Ao ilustre e determinado campeão, nossa admiração e votos de sucessivas conquistas em sua promissora carreira de enxadrista...


Perfil

Nome: Arthur Gontijo Chiari.

Cidade onde nasceu e reside: Belo Horizonte.

Data de nascimento: 20/5/1997.

Pais: Cristina Gontijo e Armando Chiari.

Série e local onde estuda: 4ª série - Colégio Magnum.


Entrevista

O que o atraiu para o xadrez?
A estratégia do jogo. É “manera” tanto a estratégia quanto a tática.

E os primeiros passos na modalidade, foram difíceis?
Muito difíceis. Aliás é difícil até hoje. Isso é que é bonito!

Como é o dia-a-dia de treinamentos do mais jovem MF do Brasil? Você tem treinador particular?!
Jogo na Internet e faço exercícios. Meus professores são Julio Lapertosa e Jefferson Pelikian.

Que papel teve a Casa do Xadrez de Belo Horizonte em sua carreira?
Teve e tem um papel fundamental. O Julio Lapertosa foi meu principal incentivador no xadrez. Um mestre, um exemplo. Agradeço à Luciane pelo carinho que tem comigo. Também aos meus companheiros da Casa do Xadrez: Molina, Fred e Lucas que sempre foram exemplo e incentivo para mim e ao Cecotti, meu colega de treino. Na verdade gosto de todos da Casa. Lá é muito legal!

Cite os livros que você recomendaria aos que desejam iniciar na modalidade.
Combinações - Darcy Lima e Julio Lapertosa; Xadrez Básico - D’Agostini.

Qual a maior qualidade você julga ter, que o levou a ser um enxadrista tão destacado apesar da pouca idade?
A determinação.

Este ano tem sido excepcional para sua carreira enxadrística. Entre outros expressivos eventos você venceu o campeonato mineiro sub12, o brasileiro sub10 e agora trouxe da Colômbia o bronze na categoria sub10 do Pan e o título de MF. A que se deve tantas conquistas?
Novamente a determinação. Também vontade e treino.

Principais títulos.
Tenho 22 títulos. Os que mais gosto: campeão do Mineiro Sub12 - 2007; do Brasileiro Sub10 - 2007; do Aberto Brasil, categoria sub14 - 2007; ter me classificado para a Semifinal do Mineiro Absoluto 2006 e feito 50% dos pontos; campeão do Zonal Norte, categoria sub16 – 2006; co-campeão Pan-americano 2007 (terceiro pelo critério de desempate).

Mostre sua melhor partida.
Não sei se é a melhor, mas gostei desta. Foi contra o temido campeão colombiano Posada. Quando fui emparceirado com ele tinha 1 ponto menos, ele com rating 2141 e eu nem rating Fide tenho. Adorei, sabia que seria a minha oportunidade!
Chiari,Arthur Gontijo - Posada,Juan Manuel (2141)
Festival Pan-americano da Juventude
Medellin (Colômbia), 8ª rodada - 6/7/2007
1.e4 c5 2.Cc3 Cc6 3.f4 g6 4.Cf3 Bg7 5.Bc4 e6 6.0–0 Cge7 7.De1 0–0 8.d3 d5 9.Bb3 Ca5 10.Dh4 Bxc3 11.bxc3 c4 12.Ba4 Cec6 13.Dh6 Df6 14.f5 Dg7 15.Dh4 h5 16.fxg6 fxg6 17.Bxc6 Cxc6 18.exd5 exd5 19.dxc4 Dxc3 20.Bh6 Te8 21.Dg5 Bf5 22.cxd5 Dc5+ 23.Rh1 Dxd5 24.Ch4 Ce7 25.Cxf5 De6 26.Tae1 1–0

Próximos objetivos.
Meu objetivo é jogar cada vez melhor o xadrez.

Você tem ídolos no xadrez?
Meus professores pelos ensinamentos; Matsuura pela postura; Vescovi e Fier pela ousadia; Leitão pelos resultados; e naturalmente... Kasparov, por quase tudo isso!

Além de xadrez, que outras atividades gosta de fazer?
Handebol, escalada e natação. Ah! Warcraft, é claro!

Sua escola tem projeto de xadrez? Se sim, como são as aulas?
Existe um projeto, mas está começando agora. Espero incentivar principalmente os mais novos.

Conte sobre o apoio familiar, fundamental em suas conquistas.
Meus pais me incentivam muito. Minha mãe tem muitas histórias para contar das viagens malucas que já fizemos por causa do xadrez.

Você tem patrocínio?
Não, mas espero ter. Estamos procurando...

Espaço reservado para as considerações finais e/ou agradecimentos.
Agradeço ao Gérson e ao Clube de Xadrez pelo convite, que é uma honra para mim. Aos meus professores pelos ensinamentos, à minha família pelo apoio e aos meus adversários pelo incentivo. Espero que o projeto xadrez nas escolas tenha cada vez mais espaço, que as crianças das escolas públicas possam praticar e ter oportunidade de mostrar seu talento.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.clubedexadrez.com.br/menu_artigos.asp?s=cmdview6234

Nenhum comentário:

Postar um comentário