RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ENTREVISTA 5 - HENRIQUE DA COSTA MECKING (1952).

FOTOS 2 À 5.



No mundo do xadrez, o nome Henrique da Costa Mecking, o Mequinho, jamais será esquecido. Nascido em 1952, Mequinho é o melhor enxadrista que o Brasil já produziu. Sua evolução na juventude só é comparável a outros gênios, como o norte-americano Bobby Fischer e o russo Garry Kasparov.

Campeão brasileiro absoluto aos 13 anos, em 1965. Mequinho conquistou o título sul-americano no ano seguinte e, quando completou 15 anos, bateu dois recordes de peso: foi o mais jovem jogador a vencer um campeonato continental e, de quebra, tornou-se, naquela época, o mais jovem mestre internacional da história do xadrez.

No início da década de 70, quando ganhou o título de grande mestre internacional, Mequinho foi recebido pela bateria da Mangueira e, em visita a Brasília, foi homenageado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici.

Vitimado por uma miastenia doença que ataca e debilita o sistema nervoso e os músculos, Mequinho abandonou, em 1978, as disputas internacionais e interrompeu uma carreira que tinha tudo para ser brilhante. ‘‘Tudo começou num ponto na garganta e de repente todo o corpo foi atacado. Sentia dificuldade até para mastigar’’, lembrou Mequinho.

No auge da crise, ele conheceu uma religiosa da Renovação Carismática Católica e creditou a ela sua recuperação. Desde então tem dedicado a maior parte de seu tempo à religião. Em 1989, Mequinho mencionou, em entrevista à revista Veja, que gostaria de voltar a competir novamente. ‘‘Estou pensando em disputar outra vez, mais ainda não sei quando. Eu decido tudo com oração. Se for por vontade de Deus, voltarei às competições sim.’’ Mas até hoje ele ainda não voltou a participar de nenhuma competição oficial.











PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.cex.org.br/Biografias/Mecking.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário