RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ENTREVISTA 19 - AGATHA HURBA NUNES, CAMPEÃ BRASILEIRA SUB-12.

AGATHA HURBA NUNES, MEDALHA FEMININO, DO V TORNEIO MEMORIAL AP. GUIMARÃES, EM SÃO PAULO, 8 DE JUNHO DE 2008.

A campeã brasileira de xadrez sub-12/2010, Agatha Hurba Nunes e sua mãe, Marina Hurba Nunes falam, ao blog Jornalismo Freelance, sobre treinamento, jogos, campeonatos e os benefícios do esporte.

Agatha venceu o Brasileiro Sub-12 e treina para vencer outros campeonatos.


01) Naldo Gomes: Como você encontrou o xadrez na sua vida?

Agatha Hurba Nunes: Quando eu era criança meu pai tinha um tabuleiro, mas não sabia jogar direito. Ele só sabia mover as peças. E quando… Eu tenho dois irmãos mais velhos. Meu pai mostrou o xadrez para eles, quando eu ainda não era nascida. Eles não se interessaram muito quando eram mais novos. Mas à medida que foram ficando mais velhos, foram se interessando. O Alan e o Guilherme jogavam em casa, mas depois descobriram torneios que tinham no Clube de Xadrez e começaram a jogar.
Quando eu tinha três anos, eu os via jogando e tinha vontade de aprender. Meu pai não queria me ensinar, mas eu chorava para aprender. Eu queria por que queria aprender. E teve um dia que ele me ensinou. Eu tinha uns três anos. Ele me ensinou a mover as peças. Eu ainda não sabia ler e escrever e não havia entrado na escola.
Com quatro anos eu já sabia mexer as peças e eu fui gostando muito de xadrez. Aos cinco anos participei do meu primeiro torneio. Era um torneio bem grande onde havia várias pessoas, e como eu era bem iniciante não ganhava nenhuma. E na última rodada, na última partida do torneio eu consegui empatar a partida e…
Num primeiro torneio, empatar uma partida foi muito bom para mim e eu gostei muito. E como eu era pequenininha no meio de pessoas bem maiores do que eu, me deram um prêmio – um DVD – de melhor jogadora do torneio. Até fizeram uma entrevista, também. E aí eu fui começando a gostar, treinar, jogar melhor. E comecei a participar do [Campeonato] Paulista e do Brasileiro.
Quando eu tinha oito ou sete anos eu ganhei o Paulista. Quando eu tinha oito anos eu fui vice-brasileira. Foi um desempate com outra garota e eu acabei perdendo esse desempate. Mas foram nove partidas para desempatar e aí, eu acabei perdendo e fiquei em segundo lugar.
Continuei jogando e ficando em vice, terceiro, fui treinando e jogando. Esse ano, no Paulista, eu fiquei em terceiro lugar. Agora [2010], no Brasileiro, faz um mês, mais ou menos, eu fui jogando e jogando, ganhei de várias pessoas, no final, eu não perdi nenhuma e ganhei o torneio. E fiquei muito feliz.
E aí eu fui campeã e fiquei numa felicidade enorme porque eu nunca tinha ganhado um Campeonato Brasileiro. E agora eu estou jogando vários torneios: Pensado, vinte minutos, porque eu estou tentando ir para o Pan-americano que vai ser, mais ou menos, em agosto. É essa a história.

02) NG: Gostaria que você me respondesse agora: Como é que fica o coração de uma mãe durante um torneio como esse?

Marina Hurba Nunes: Nossa! É uma emoção muito grande, mistura emoção com nervosismo, felicidade. Aquela partida, você chora de emoção, chora de tristeza, de espera. É uma emoção muito legal. Perdendo, ganhando ou empatando, não tem explicação, é muito bom.

03) NG: Sabemos que o xadrez pode trazer inúmeros benefícios para uma pessoa e até para uma família. Como o xadrez funciona – nesse sentido – na família de vocês? Que benefícios o xadrez trouxe à sua família?

MHU: Ah! Trouxe muitos. Até a união, a gente participa de torneios juntos, levamos os três filhos, o meu marido também joga, eu também já participei. Já teve torneios em que a família toda participou. Nós cinco, uma equipe. Então, é muito legal. E na escola também, o desempenho dela em matemática. Ela tem sempre as melhores notas. Em outras matérias, os professores falam que ela pega tudo na hora. E ajuda muito, em tudo.

04) NG: Tem algum jogador ou jogadora do passado ou da atualidade em que você se espelha e que você fala: “Ah! Eu quero ser que nem ele”?

AHU: Ah! Eu gosto bastante da Amanda [Marques], ela joga muito bem. Da Juliana Terao… E a Judit Polgar.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://gomesnaldo.wordpress.com/2010/05/22/entrevista-campea-brasileira-xadrez-agatha-hurba-nunes/
http://www.gxbg.com.br/abertos/2008/0806guimaraes/fotos_1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário