RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ENTREVISTA 23 - EDUARDO MUNOA DA SILVA, CAMPEÃO BRASILEIRO DE XADREZ.

MUNOA.
01º) Como começaste a jogar xadrez?
Comecei aos 10 anos, 1990, ingressando após no Metrópole Xadrez Clube, no centro de Porto Alegre.

02º)Quais os títulos mais importantes da tua vida?
O Campeonato Brasileiro Sub-16, em Florianópolis, Santa Catarina, no ano de 1995 e o Sub-20 rápido, em Curitiba, Paraná, em 1999.

03º)Qual o campeonato que te tornou definitivamente conhecido nacionalmente?
Foram Jogos Estudantis Brasileiros por equipes, em Recife, Pernambuco, quando conquistei 5 pontos, dos 5 pontos disputados, fazendo mais pontos do que o primeiro colocado, entretando minha equipe ficou em segundo lugar.

04º)Como conheceu o Xadrez?
Quando era criança gostava muito de arte e cultura, gostava de fazer desenhos, montar quebra - cabeças, ler revistas, fábulas e livros infantis, e principalmente jogos educativos, sendo que um desses jogos que ganhei de presente foi o xadrez, na qual por não ter ninguém para me ensinar, deixei - o guardado durante alguns anos, até que no curso Cel Escobar, men preparando para a prova de admissão do Colégio Militar de Porto Alegre, o próprio Cel Escobar me ensinou os meus primeiros passos.

05º)Quais as participações e títulos mais importantes e marcantes em sua carreira?
Na minha carreira tive títulos importantes e títulos marcantes, ou seja, que me deram renome. O título estadual mais marcante foi 1º lugar nos JERG'S (Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul) 1993 em Porto Alegre - RS, o mais importante foi o 1º lugar no Campeonato Gaúcho Sub 18 1994 em Porto Alegre - RS, os títulos nacionais mais importantes foram o 1º lugar no Campeonato Brasileiro Sub 16 1995 em Florianópolis -SC e 1º lugar no Campeonato Brasileiro Sub 20 1999 em Curitiba - PR e as participações mais importantes 34º lugar no campeonato Mundial Sub 16 1995 em Guarapuava -PR/Brasil e 5º lugar no Campeonato Mundial de Equipes Sub 20 1999 no Rio de Janeiro - RJ/Brasil.

06º)Você acha importante o ensino de xadrez nas escolas?
Sim, o ensino de xadrez já é praticado em escolas públicas de diverso países de 1º mundo e os resultados são facilmente comprovados, não só pelas avaliações pedagógicas realizadas, mas também pelo grande número de talentos que se tem revelado.

07º)O que pretende com o xadrez?
Pretendo cada vez mais desenvolvê-lo, pratica-lo e apoiá-lo em todas as suas áreas, ao máximo possível.

08º)Como você define o xadrez?
Como a arte que reflete as lutas da vida.

09º)Pretende fazer faculdade?
Pretendo fazer Educação Física na UFRGS, pois com certeza é a que mais combina a ver comigo e com que estou fazendo no momento.

10º)Você costuma cuidar de sua saúde?
Saúde para mim é setenta por cento da vida e reflete na personalidade física e psíquica como também no seu sucesso, por isso costumo fazer uma dieta equilibrada e praticar exercícios sempre que tenho tempo, e tenho como resultado dificilmente ficar resfriado ou gripado ou qualquer outro tipo de problema, desde o ano passado só tive alguns espirros (risos).

Palavra final de Eduardo Munoa :
Agradeço a todas as pessoas me apoiam no xadrez.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIA:
http://www.canalzero.com.br/c2_ent_9.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário