RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quinta-feira, 8 de julho de 2010

ENTREVISTA 22 - CRISOLON TERTO VILAS BOAS.

Entrevista com Crisolon Terto Vilas Boas.

"O que os olhos não veem o coração sente!"

Numas das etapas da SLX, na cidade de Uberaba, estava participando um dos maiores enxadristas brasileiro cego - Crisolon Terto Vilas Boas. Durante os intervalos entre uma rodada e outra, Crisolon, gentilmente, concedeu uma entrevista ao editor do site xadrez real. Dotado de um rico vocabulário, ele nos conta um pouco de sua vida, como também de sua notável trajetória no mundo do xadrez.

01) Xadrez Real – Crisolon, há alguns anos atrás era de certa forma difícil de se aprender a jogar xadrez até para quem não tinha este tipo de deficiência visual igual a sua. Como você, aprendeu a jogar xadrez?
Crisolon - Na infância, no Instituto São Rafael em Belo Horizonte, uma escola especializada para deficientes visuais. Lá eu aprendi a jogar aos 13 anos de idade com um professor também deficiente visual. O Prof. Domingos Sávio.

02) Xadrez Real – Até quando você estudou no Instituto São Rafael?
Crisolon - Estudei lá até a oitava série. Após a conclusão do ensino fundamental, transferi-me para a escola regular onde conclui o ensino médio e, em seguida, ingressei na UFMG onde conclui o curso de Ciências da Informação e a pós-graduação em análises de sistemas. Trabalhei na PRODEMGE por 22 anos. Após sair da empresa me dediquei mais ao xadrez. Jogo torneios do calendário CBX onde recebo Bolsa-atleta.

03) Xadrez Real – Existe no Brasil uma instituição exclusiva para apoiar o xadrez adaptado?
Crisolon - Sim. Existe a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, uma instituição mantenedora de várias modalidades esportivas; como : judô, natação, xadrez, dentre outras.

04) Xadrez Real – Você acredita que o xadrez somou algo mais em sua vida?
Crisolon - Foi através do xadrez que hoje conheço 27 países em quatro continentes. Participei de três olimpíadas para deficientes visuais: uma em Laguna em Santa Catarina, em Zakopane na Polônia, Ilha de Creta na Grécia, mundial de Goa na Índia, na Turquia foi em Istambul, participei também na Espanha, disputei o Pan-americano em Lima. Disputei também vários abertos, em diversos outros paises.

05) Xadrez Real – Você estuda xadrez?
Crisolon - Atualmente estudo com o Prof. Júlio Lapertosa pela internet e também com softwares utilizando programas de voz.

06) Xadrez Real – Qual a importância do xadrez para você?
Crisolon - São várias. Destaco entre elas demonstrar a sociedade que limitações sensoriais não impedem o ser humano de realizar as diversas atividades inerentes a vida.

07) Xadrez Real – Qual sua opinião sobre a iniciativa de se criar a SUPER LIGA DE XADREZ DO TRIÂNGULO MINEIRO ALTO PARANAÍBA?
Crisolon - Acho de extrema importância a formação de novas entidades para que possa o xadrez atingir o maior número de pessoas, principalmente, a nova geração de enxadristas, dando destaque especial às crianças. Inclusive essa descentralização é de fundamental importância para o desenvolvimento das cidades de menor porte, onde nem sempre as federações e confederações atuam, provavelmente, até mesmo pela logística.

08) Xadrez Real – Para encerrarmos, você se importaria em nos dizer o que provocou sua deficiência visual?
Crisolon - Sou cego de nascença, portador de glaucoma congênita proveniente de rubéola na gestação de minha mãe.

09) Xadrez Real – Crisolon nós de toda comunidade do xadrez real lhe agradecemos encarecidamente, pela entrevista e principalmente pelo belo espetáculo que nos oferece tanto na vida quanto nos tabuleiros, o que nos leva até a refletir sobre aquela velha frase que diz assim: - “o que os olhos não vêm o coração não sente.” para a seguinte frase: - “O que os olhos não vêm o coração sente!
Crisolon - Obrigado.

Entrevista por: Cláudio Roberto Andrade http://www.xadrezreal.com.br/
Categorias: Artigo.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIAS:
http://www.sacrahome.net/csxd/node/527
http://www.sxadrezreal.com.br/
CSXD - Clube Sacramentano de Xadrez e Damas
Av. Capitão Borges, 205 - Centro, Sacramento - MG
(34) 3351-1822 / 9136-1822 ou (34) 3351-1915
csxd@sacrahome.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário