RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ENTREVISTA 62 - DAMA EM XEQUE! LARISSA YUKI ICHIMURA GONÇALVES BARBOSA

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
https://xadrezfeminino.wordpress.com/2013/07/16/dama-em-xeque-larissa-yuki-ichimura-goncalves-barbosa/


DAMA EM XEQUE! LARISSA YUKI ICHIMURA GONÇALVES BARBOSA

A jovem Larissa Ichimura conquistou recentemente o título de Campeã Brasileira Sub-20 2013. Na última semana, foi campeã juntamente com sua equipe de São José dos Campos na categoria Feminino Livre 1ª divisão na fase regional dos Jogos Abertos do Interior de SP. Está entre os 20 melhores enxadristas sub-16 do Brasil (sendo a nº 2 no feminino) e entre as 40 melhores enxadristas sub-16 das Américas. Conheça um pouco mais sobre a sua vida e o xadrez ;)  
ImagemMeu nome é Larissa e eu tenho 15 anos. Mais ou menos aos 6 anos fui introduzida por uma amiguinha, gostei do jogo, o Professor Wlamir Ursini, fundador da ONG Caminho do Sol daqui de Santo. No colégio onde eu estudava não tinha aulas então eu jogava em uma garagem com o meu primeiro professor que me ensinou como movimentar as peças. Comecei a jogar os campeonatos escolares de Santos e depois de um tempo comecei a ganhar. Foi diferente quando eu comecei a jogar torneios fora da minha cidade, em 2007 ganhei o Paulista sub-10. Foi bom porque eu vi que era possível e também me levou a ver que eu precisava treinar pra conseguir. ImagemCom isso, ganhei uma bolsa de estudos em um colégio que incentivava muito o esporte. Em 2010 eu joguei o Pan, que foi aqui no Brasil, eu me saí melhor do que esperava e acabei ficando em 15º. Em 2011, eu ganhei o Paulista, o Brasileiro e fui pra Colômbia jogar o meu primeiro torneio fora, joguei também o Mundial. Não fui muito bem no Mundial mas foi bom ter participado, eu vi o que era se dedicar ao xadrez. ImagemEm 2012 comecei o 1º ano do ensino médio em uma escola em que eu queria muito estar e foi muito difícil, consegui ganhar o Paulista sub 18, joguei os Regionais e os Abertos pela cidade de São José dos Campos e foi uma experiência maravilhosa. Em 2013, eu ganhei pela segunda vez o Paulista 18 sendo do sub 16. Joguei o FENAJ sub-18 em Manaus e fiquei em 3º.
ImagemUma semana depois de Manaus fui pra Paranavaí, perdi o ônibus, o metrô quebrou, havia muito trânsito, chegando no hotel de manhã cedo descobri que só podia entrar no quarto 12hrs com a primeira rodada marcada para 14 hrs. No primeiro dia marquei 0,5 em 2. Continuei jogando, ainda tentando vencer e aceitar o que viesse, sabia que seria difícil o 1º lugar pois estava sempre 1,5 atrás da líder. Eu não acompanhei bem o torneio apenas via o meu emparceiramento e jogava. Na penúltima rodada joguei na mesa 1 e venci, então eu vi que se ganhasse iria disputar nos critérios o pódio ( não sabia que o primeiro critério era confronto direto ). Foi uma partida tensa e eu sentia a surpresa dos expectadores afinal há duas rodadas atrás eu não tinha nenhuma chance, e eu acabei ganhando. Terminei o torneio em 1º lugar, foi bom mas eu acredito que eu tive muito sorte,todas as meninas jogaram muito bem.
Imagem
Eu sou muito grata a todos que tornam meus sonhos possíveis, principalmente ao Sega, que tem toda a paciência pra me ensinar e à minha mãe, que sem ela nada disso seria real. Muito obrigada Ellen, por me deixar partilhar um pouco de mim aqui no blog e por divulgar o xadrez feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário