REFERÊNCIA:
http://www.damasciencias.com.br/entrevistas/entrevista_fco_marcelo.html
Francisco Marcelo Geraldo de Oliveira:
Entrevista feita por C. A. Ferrinho, em agosto de 2002, em Franca (SP), durante os Jogos Abertos.
Data de nascimento: 12/11/84, em Fortaleza - CE.
- Quando começou a jogar damas?
Aos 13 anos de idade, mas em competições aos 15 anos. A minha primeira participação foi no I Torneio Interbairros por Equipes, organizado pela Prefeitura de Fortaleza, em 1999. Eu fiz parte da equipe campeã.
- Com quem e onde jogava?
Jogava na rua, no Terminal de Ônibus da Lagoa, na Praça dos Leões. O João da lanchonete também jogava e emprestava os tabuleiros. Sempre se reuniam, na rua, mais de 20 damistas. Eu jogava o dia inteiro. Almoçava correndo e percorria cerca de 4 km de bicicleta até lá. Geralmente começava a jogar às 12 horas e só parava por volta das 20 horas. Na praça existia um tobogã que dava para a lagoa. Os perdedores eram lançados na água. Não havia quem me ganhasse.
- Tinha alguma literatura?
O Prof. Gilson e Paulo César deram-me alguma literatura e me incentivaram bastante.
- Que livros foram esses?
"Lélio 2", um do Genaldo, alguns livros russos como "25 Lições", " Kypc" e um livro de finais de Nigra. Neles eu estudava e aplicava no jogo prático.
- Como foi que o convidaram a dar aulas numa escola de Fortaleza?
Dei aulas na Escola Júlia Jorge do CENAC. O diretor desta escola gostava muito de Damas e jogava com os outros professores. Ele era o melhor. Conheceu-me num torneio escolar. Convidou-me para jogar com ele. Fizemos vinte partidas e eu ganhei todas. Foi assim que passei a dar das aulas de damas em troca de uma bolsa de ensino. Estas aulas despertavam bastante interesse não só dos jovens como de adultos. Chegavam a reunir várias dezenas de alunos. Eu começava por combinações e depois mostrava a Forçada.
- Como começou a participar de competições nacionais.
Em 2000 a escola patrocinou a minha participação no Campeonato Brasileiro para Menores onde fui Campeão. Depois disso, Lélio me convidou para vir para S. Caetano - SP, onde estou sendo patrocinado pela Prefeitura local.
- Alguma alteração no seu modo de jogar?
Sim, eu jogava muito rápido. Estou começando a gastar mais tempo, analisando com mais mais profundidade. Para isso contribui o ter gostado do tabuleiro de 100 casas, que me força a gastar tempo.
- Quais os seus planos no que se refere ao jogo de damas?
Almejo ser Campeão Mundial. Está programada a minha ida para a Holanda para treinar e estudar com Wirsma para participar do próximo Campeonato Mundial em 100 casas.
- Na vida profissional o que pretende?
Formar-me em Engenharia de Informática.
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário