RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
AS CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




FOTOS E IMAGENS.

114 FOTOS E IMAGENS, NESTE BLOG.
AGRADECIMENTO PELAS FOTOGRAFIAS, IMAGENS, GRAVURAS E TEXTOS, DOS COLABORADORES, NOS SITES E BLOGS.
PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENTREVISTA 67 - FRANCISCO MARCELO GERALDO DE OLIVEIRA.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.damasciencias.com.br/entrevistas/entrevista_fco_marcelo.html


Francisco Marcelo Geraldo de Oliveira:

 Entrevista feita por C. A. Ferrinho, em agosto de 2002, em Franca (SP), durante os Jogos Abertos.

 Data de nascimento: 12/11/84, em Fortaleza - CE.
 

 - Quando começou a jogar damas?
Aos 13 anos de idade, mas em competições aos 15 anos. A minha primeira participação foi no I Torneio Interbairros por Equipes, organizado pela Prefeitura de Fortaleza, em 1999. Eu fiz parte da equipe campeã.

 - Com quem e onde jogava?
 Jogava na rua, no Terminal de Ônibus da Lagoa, na Praça dos Leões. O João da lanchonete também jogava e emprestava os tabuleiros. Sempre se reuniam, na rua, mais de 20 damistas. Eu jogava o dia inteiro. Almoçava correndo e percorria cerca de 4 km de bicicleta até lá. Geralmente começava a jogar às 12 horas e só parava por volta das 20 horas. Na praça existia um tobogã que dava para a lagoa. Os perdedores eram lançados na água. Não havia quem me ganhasse.

 - Tinha alguma literatura?
 O Prof. Gilson e Paulo César deram-me alguma literatura e me incentivaram bastante.

 - Que livros foram esses?
 "Lélio 2", um do Genaldo, alguns livros russos como "25 Lições", " Kypc" e um livro de finais de Nigra. Neles eu estudava e aplicava no jogo prático.

 - Como foi que o convidaram a dar aulas numa escola de Fortaleza?
 Dei aulas na Escola Júlia Jorge do CENAC. O diretor desta escola gostava muito de Damas e jogava com os outros professores. Ele era o melhor. Conheceu-me num torneio escolar. Convidou-me para jogar com ele. Fizemos vinte partidas e eu ganhei todas. Foi assim que passei a dar das aulas de damas em troca de uma bolsa de ensino. Estas aulas despertavam bastante interesse não só dos jovens como de adultos. Chegavam a reunir várias dezenas de alunos. Eu começava por combinações e depois mostrava a Forçada.

 - Como começou a participar de competições nacionais.
 Em 2000 a escola patrocinou a minha participação no Campeonato Brasileiro para Menores onde fui Campeão. Depois disso, Lélio me convidou para vir para S. Caetano - SP, onde estou sendo patrocinado pela Prefeitura local.

 - Alguma alteração no seu modo de jogar?
 Sim, eu jogava muito rápido. Estou começando a gastar mais tempo, analisando com mais mais profundidade. Para isso contribui o ter gostado do tabuleiro de 100 casas, que me força a gastar tempo.

 - Quais os seus planos no que se refere ao jogo de damas?
 Almejo ser Campeão Mundial. Está programada a minha ida para a Holanda para treinar e estudar com Wirsma para participar do próximo Campeonato Mundial em 100 casas.

 - Na vida profissional o que pretende?
  Formar-me em Engenharia de Informática.
 _________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário