REFERÊNCIA:
https://xadrezfeminino.wordpress.com/2013/07/31/dama-em-xeque-wcm-vanessa-gazola/
DAMA EM XEQUE! WCM VANESSA GAZOLA
1
WCM Vanessa Gazola é atualmente a nº 5 do Brasil e representou o Brasil nas três últimas edições das Olimpíadas de Xadrez promovidas pela FIDE. Tive o prazer de conhecê-la quando iniciou no xadrez e jogamos na mesma equipe algumas vezes. Conheça um pouco mais sobre esta jogadora
WCM Vanessa Gazola, em suas primeiras olimpíadas em Dresden-2008
Aprendi a mexer as peças na escola quando tinha 16 anos, meu professor de Educação física montou uma equipe para competir pelo colégio e levou a gente para treinar no Clube de Xadrez de Assis, na época dirigida pelo MF Carlos Martins. Eu fui a única que me interessei e frequentava regularmente as aulas. Então fui convidada para fazer parte da equipe de Assis para disputar os Jogos Regionais. Foi quando conheci o Álvaro, que estava jogando pela cidade de Marília, ele me levou para jogar por Marília e comecei a ter aulas com ele. Como dividia meu tempo com a faculdade me dedicava pouco ao xadrez.
Nosso primeiro Jogos Abertos do Interior, representando Marília em Santos 2000 (3º lugar no sub-21): As irmãs Marciele e Daiana Primon, Vanessa Gazola e Ellen Giese
Abertura das Olimpíadas de xadrez em Istambul, Turquia, em 2012
Somente em 2005 quando acabei a faculdade peguei gosto pelo estudo. Estudava em média 6 horas por dia, estava obcecada em jogar bem o Brasileiro daquele ano, e deu certo! Fiz um bom Brasileiro e achei que podia sonhar com uma vaga para a Olimpíada do próximo ano. Mas aquele brasileiro de 2006 foi a maior frustração que tive, cheguei na última rodada precisando ganhar de pretas da WIM Regina Ribeiro para conseguir a classificação, não era fácil, mas como tinha ganho dela no ano anterior estava confiante, mas depois de ficar completamente ganha acabei transpondo para um final com peão a mais empatado e vi o sonho da Olimpíada ir embora.
Juliana, Vanessa, GM Magnus Carlsen, Tatiane e Vanessa: momento de tietagem
Depois de ficar um tempo sem querer ver o tabuleiro na frente me animei e voltei estudar, como recompensa joguei as 3 Olimpíadas seguintes! A mais marcante foi de 2010 na Rússia, quando tive o melhor desempenho da equipe fiz 5,5 em 8 perdendo apenas para Zhao Xue da China.
MF Álvaro Aranha, WIM Juliana Terao, WFM Amanda Marques, WCM Vanessa Gazola e Jaqueline Pamplona, em Khanty-Mansiysk, Russia, em 2010.
Nunca acreditei que poderia ter chegado longe no xadrez, mas tive muito incentivo do Álvaro e agradeço a ele tudo que consegui até hoje.